Química e Bioquímica

Bem-vindos ao Departamento de Química e Bioquímica (DQB)

O DQB é reconhecido como um polo de excelência no ensino e investigação científica/tecnológica em Química e Bioquímica, cumprindo os mais elevados padrões internacionais. Dispõe de um corpo docente altamente qualificado, motivado e alicerçado numa atividade de investigação de elevada qualidade. É frequentado por cerca de 500 estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, incluindo estudantes de mobilidade provenientes de mais de 20 países diferentes.

O DQB oferece programas académicos de licenciatura e pós-graduação em Bioquímica, QuímicaQuímica Tecnológica, e abriga vários laboratórios de investigação integrados em duas unidades de investigação, BioISI e CQE. A elevada dinâmica da investigação desenvolvida no DQB é espelhada na elevada produtividade científica e é a base da transferência de conhecimento que levou à criação de start-ups envolvendo membros do departamento. Os alunos do DQB são ensinados e estimulados a abordar questões complexas através do pensamento crítico e criativo. São também encorajados a envolverem-se em atividades de investigação desde as fases de aprendizagem mais precoces, e a experimentar a internacionalização através de programas como o Erasmus+, que lhes permitem iniciar a construção de uma rede profissional alargada mesmo antes de completarem a Licenciatura ou o Mestrado. O DQB proporciona um ambiente de inovação que encoraja e possibilita atingir elevados níveis de qualidade, formando profissionais qualificados para as exigências do atual mercado de trabalho. Por isso, os detentores dos diferentes graus obtidos no DQB são encontrados em diversas indústrias, empresas prestadoras de serviços e consultoria, instituições académicas, ambientais, forenses e de investigação, bem como em muitos outros sectores de trabalho que não se restringem às áreas de Química e Bioquímica. Alguns tornaram-se mesmo empreendedores e criaram as suas próprias empresas.

Vem experimentar a vida no DQB, aproveitando oportunidades para pequenos estágios, ou visitando-nos em ocasiões específicas ao longo do ano, como dias abertos, escolas de verão, programas como o "Ser Cientista", o “Verão na ULisboa”, ou competições acolhidas pelo DQB, como as “Olímpiadas da Química” cujo organização é feita em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química.

João Pires da Silva
Presidente