Comemorações do Dia Internacional da Matemática

“A Faculdade está incrível”

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade

GJ DCI Ciências ULisboa
Alunos no Jardim Matemático
Uma das atividades do Jardim Matemático
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

O Dia Internacional da Matemática foi celebrado em Ciências e juntou uma vez mais muitos estudantes dos ensinos básico e secundário, seus professores e ainda alunos universitários.

Cristina Rosa, professora de Matemática do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, trouxe os seus alunos a Ciências ULisboa porque se trata de uma oportunidade de conhecerem a faculdade e porque gosta muto de magia matemática. Para a aluna Margarida Mendes, desta escola, “as atividades são interessantes, com jogos muito fixes de se fazer”. A jovem que esteve nesta faculdade pela primeira vez, gosta de Matemática e de fazer contas. Paulo Weng, aluno do 8.º ano da Escola Internacional de Torres Vedras, partilha a opinião quanto à atividade “Matemática, e a Magia Acontece”, considerando-a muito interessante. “Aprendi mais coisas”, diz. Nesta atividade a professora Ana Rute Domingos conta com a ajuda dos estudantes Carolina Cardoso, da licenciatura em Matemática Aplicada, e de Miguel Braga, que já terminou a licenciatura e agora é aluno do mestrado em Ensino da Matemática. Já fazem isto há dois anos e na opinião destes jovens é muito benéfico para os mais novos, porque vêem um lado da Matemática que não é tão comum, vêem como a Matemática pode ser divertida e aplicada a outras áreas.

“As atividades são interessantes, com jogos muito fixes de se fazer.”
Margarida Mendes

Alunos e professores numa sala
Ana Rute Domingos comunica Matemática para o público pré-universitário desde 2008
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Carolina Queirós, aluna do 9.º ano do Instituto Espanhol, achou muito divertido e uma forma diferente de aprender Matemática. “O que mais gostei foi da atividade de adivinhar o dia do aniversário”, conta. A colega Daniela Galego, igualmente estudante do 9.º ano, refere que pretende seguir Matemática porque há mais oportunidades.

Ana Rute Domingos comunica Matemática para o público pré-universitário desde 2008. “Tento que percebam a Matemática que está por detrás das coisas e o que a faz funcionar”, diz. Na sua opinião a Matemática é para todos e ensina para além dos conteúdos; se os alunos souberem como funciona, estão aptos a resolver mais problemas do dia-a-dia.

“Tento que percebam a Matemática que está por detrás das coisas e o que a faz funcionar.”
Ana Rute Domingos

A professora de Matemática da Escola Secundária de Camarate, Graça Costa, viu este programa e achou-o interessante para os seus alunos. Também Diego Vallina, professor de Matemática no Instituto Espanhol, considerou o programa muito interessante e com uma visão diferente da Geometria.

Catarina Lázaro, estudante do 8.º ano, gostou muito da atividade. “A Matemática é bastante importante para o nosso dia-a-dia e no futuro ainda vai ser mais importante”, declara. Iuri Pompeu e Beatriz Dionísio, ambos no 11.º ano do curso profissional de cozinha/pastelaria, gostaram muito das atividades e dos temas desenvolvidos. A colega Hellen Santos, do mesmo curso, diz que expandiu a visão que tem da Matemática, uma disciplina que gosta e que na sua opinião deve ser praticada todos os dias.

“A Matemática é bastante importante para o nosso dia-a-dia e no futuro ainda vai ser mais importante.”
Catarina Lázaro

Maria Manuel Torres, João Cordovil, Maria João Gouveia e Carlos Albuquerque
A 3.ª edição da “Matemática: razão e emoção” contou com a participação dos professores João Cordovil, Maria João Gouveia e Carlos Albuquerque 
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

“A Matemática dos nossos 'likes'” foi apresentada pela professora Maria Manuel Torres, que mostra como a Geometria euclidiana, que se estuda nos ensinos básico e secundário, tem aplicações a áreas surpreendentes. “A Matemática é o motor da nossa sociedade. Tudo o que fazemos tem Matemática. É importante que as pessoas se apercebam que a Matemática que se estuda na escola pode parecer fora da realidade, mas tem muitas aplicações”, refere. Maria Manuel Torres tentou mostrar que a Matemática está presente na nossa vida e que até a Matemática que se estuda na escola é a base para a inteligência artificial e para os algoritmos que usamos sem nos apercebermos. Além desta ação, Maria Manuel Torres moderou, juntamente com Ana Rute Domigos, a 3.ª edição da “Matemática: razão e emoção”, que contou com a participação dos professores Maria João Gouveia, Carlos Albuquerque e João Cordovil e juntou cerca de 70 pessoas, nomeadamente alunos do ensino profissional, estudantes universitários de Física e de Matemática e até antigos alunos. 

“A Matemática é o motor da nossa sociedade. Tudo o que fazemos tem Matemática."
Maria Manuel Torres

Alunos a tocar
“A Matemática: razão e emoção” incluiu alguns momentos musicais
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

Rafaela Rafa, o marido e a filha de meses, tiveram conhecimento das atividades do Dia Internacional da Matemática pela Internet e participaram na atividade “Matemática para todos”, apresentada pelo professor Carlos Albuquerque. Rafaela estuda Pedagogia no Brasil e gostou muito da palesta considerando-a muito completa.

“É importante destacar o papel da Matemática na sociedade e também é importante aproveitar estas ocasiões para dar os melhores aspetos da Matemática, os aspetos mais interessantes”, diz Carlos Albuquerque, a este propósito.

Professor e participantes do Dia Internacional da matemática
As atividades do Dia Internacional da Matemática incluíram ainda a presença de famílias
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

“É importante destacar o papel da Matemática na sociedade.”
Carlos Albuquerque

O professor Luís Sequeira foi o dinamizador da ação “Construir e tocar piano com o Geogebra”. Pela segunda vez organizou a atividade no âmbito do Dia Internacional da Matemática e considera que foi um momento muito agradável, opinião partilhada também pelos alunos participantes. “A Matemática é essencial para a nossa vida, para a nossa sociedade, para tudo o que está à nossa volta.  É bom que demos ênfase à Matemática como uma coisa bela e boa e que merece ser elevada”, diz.

“A Matemática é essencial para a nossa vida, para a nossa sociedade, para tudo o que está à nossa volta."
Luís Sequeira

Alunos numa sala
Além de alunos portugueses a Faculdade também recebeu alunos de Erasmus da Polónia 
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Helena Castro, professora de Matemática do Agrupamento de escolas Fernando Namora, participou com os seus alunos do 10.º ano, alguns estudantes do 12.º ano e 15 alunos de Erasmus da Polónia no Jardim Matemático. “Não há nada como resolver problemas em matemática para estimular o raciocínio e abrir horizontes”, refere a docente, que tem muito boas recordações desta faculdade, onde concluiu o seu curso de licenciatura. Helena Castro é natural da Região Autónoma da Madeira e começou a dar aulas em 1988. Fez o estágio em Cascais e gostou imenso. Está há 28 anos no Agrupamento de Escolas Fernando Namora e considera o ambiente muito bom. Na sua opinião a Matemática permite fazer qualquer coisa.

"Não há nada como resolver problemas em matemática para estimular o raciocínio e abrir horizontes.”
Helena Castro

Para Beatriz Helena, estudante do 12.º ano, no Jardim Matemático treina-se a lógica e o raciocínio. “É desafiante, engraçado e dá para aprender”, diz.

"É desafiante, engraçado e dá para aprender.”
Beatriz Helena

Ana Catarina Monteiro, estudante do 2.º ano do mestrado em Matemática e uma das organizadoras do Jardim Matemático, juntamente com Ana Rute Domingos e o estudante do mestrado em Matemática, Simão Tavares, refere que tentam fazer esta atividade com alguma regularidade. Em dezembro de 2023 organizaram uma ação intitulada “Viagem finita ao Infinito!”, e após o desafio do Dia Internacional da Matemática, promoveram no passado dia 27 de março um Jardim Matemático dedicado ao “Mundo dos Restos: uma Jornada pela Aritmética Modular”. Para Ana Catarina Monteiro o Jardim Matemático proporciona uma oportunidade de contactar com a Matemática de outra forma. “É uma oportunidade de descobrir outras áreas da Matemática, contactar com ela de outra forma e se calhar até descobrir um gosto que não sabiam que tinham”, diz.

Jornalista da SIC e aluna
A SIC esteve na Faculdade e entrevistou vários alunos da Faculdade a propósito das Jornadas de Matemática 
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Ana Catarina Monteiro também esteve envolvida na organização das Jornadas de Matemática, juntamente com o colega Guilherme Dias e as professoras Catarina Santa Clara, Isabel Ferreirim. que contaram este ano com mais de 100 pessoas da faculdade e de outras universidades e que suscitaram o interesse da SIC. As Jornadas ocorreram no passado dia 9 de março e enquadraram-se igualmente nas celebrações do Dia Internacional tendo sido organizadas pelo Departamento de Matemática e pelo Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada. “O feedback foi muito bom. Os participantes gostaram muito das palestras, disseram que foram muito diversificadas, muito acessíveis e com oradores muito interessantes”, menciona. Luísa Fonseca licenciou-se em Gestão Bancária e agora que se encontra aposentada decidiu regressar à faculdade para completar a sua licenciatura em Matemática, 40 anos depois de a ter começado, porque o que gosta mesmo é de Matemática. “A Matemática explica o dia-a-dia”, diz, referindo que esteve presente nas Jornadas e que gostou imenso, sobretudo pela animação e pelos conhecimentos transmitidos. “A Faculdade está incrível”, conclui.

“A Matemática explica o dia-a-dia.”
Luísa Fonseca

Alunos
As Jornadas de Matemática juntaram mais de 100 participantes
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

 

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI CIências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt