CIÊNCIAS nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

Investigadores ligados a CIÊNCIAS participam na celebração prospetiva dos cinquenta anos após o 25 de abril organizada pela Academia das Ciências de Lisboa.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva (…): olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura’, como se pode ler na página.

A sessão de 9 de maio conta com a participação de três investigadores com ligação a CIÊNCIAS. Maria Salomé Pais, Professora Catedrática aposentada do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS, será moderadora do painel ‘Conhecimento e Património, Ética e Promoção do Conhecimento’.

Também Sierd Cloetingh e Irene Fonseca, membros da Comissão Externa de Aconselhamento de CIÊNCIAS, são oradores nos painéis ‘Instituições Científicas, o Papel das Academias’ e ‘A Ciência e os Cidadãos, Ciência Aberta, Cultura Científica e Cidadania’, respetivamente.

A 2 de maio, Jorge Miranda, Professor Jubilado de CIÊNCIAS, moderou a sessão dedicada ao ‘Futuro das Ciências Exatas’.

As sessões têm lugar no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa, com entrada livre mediante inscrição, sendo também transmitidas em direto no YouTube.

Programa disponível aqui.

Marta Daniela Santos, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
mddsantos@ciencias.ulisboa.pt