IBM Faculty Award 2017 atribuído a Alysson Bessani

Blockchain

blockchain é uma espécie de livro de registo inviolável mantido de forma distribuída pela Internet. O conceito tornou-se popular através da bitcoin, uma moeda virtual que vem sendo cada vez mais usada. No bitcoin o blockchain é usado para registar as transações com a moeda (quem transfere dinheiro para quem), numa  “blockchain para negócios” registam-se transações executadas entre empresas e organizações.  Podem ser criadas blockchains para os bancos registarem as transferências de dinheiro entre eles; todas as transações envolvendo ações na bolsa também podem ser registadas numa blockchain. Outras aplicações ainda mais avançadas estão a ser criadas em áreas que vão do direito a distribuição de conteúdos digitais.
Um aspeto realmente importante e disruptivo das blockchains é que não existe uma entidade centralizadora que regula e/ou armazena esses registos. Ao invés disso, os utilizadores da blockchain contribuem para a manutenção da sua segurança através de protocolos complexos. “A nossa contribuição insere-se justamente na construção desses protocolos”, diz Alysson Bessani.

A IBM Research financia anualmente dezenas de investigadores para que estes trabalhem em projetos com interesse para esta empresa americana, cuja origem remonta ao século XIX. Em 2017 um dos cientistas distinguidos com o IBM Faculty Award é Alysson Bessani, professor do Departamento de Informática e investigador do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala (LaSIGE) de Ciências.

Fomentar a colaboração entre investigadores de universidades de renome mundial e os que fazem parte de sistemas de investigação, desenvolvimento e serviços da IBM e promover a inovação curricular são os principais objetivos do programa mundial IBM Faculty Award.

O financiamento atribuído pela IBM Research a Alysson Bessani relaciona-se com a sua participação no projeto Hyperledger da Linux Foundation, em que a IBM, a Intel e dezenas de outras empresas colaboram para construir tecnologias de blockchain para negócios.

 “[Esta distinção é] um reconhecimento de um trabalho de uma década em protocolos e sistemas distribuídos para ambientes inseguros como a Internet”, diz Alysson Bessani salientando ainda que Ciências, através do DI e do grupo Navigators do LaSIGE têm sido constantemente reconhecidos nacional e internacionalmente através da atribuição de prémios, participação em projetos europeus e publicações.

Para Christian Cachin, da IBM Research Zurich, “um perito de renome mundial na construção de protocolos de consenso BFT. (…) através da nossa colaboração, queremos atingir dois objetivos: primeiro, adaptar BFT-SMaRt para Hyperledger Fabric para que possa fornecer consenso para um bloco Hyperledger. Em segundo lugar, participar em pesquisas conjuntas entre a IBM Research - Zurich e o seu grupo para avaliar e melhorar a escalabilidade e desempenho de protocolos de consenso para blockchain”.

ACI Ciências
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O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

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Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

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Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

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É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

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Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

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Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

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Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

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A “Sessão de demonstração do serviço CONNECT – Caso de uso #1, Estuário do Tejo” ocorreu no passado dia 13 de março.

Várias pessoas no stand da Fcauldade Futurália

Como já vem sendo tradição, a Ciências ULisboa esteve presente na 15.ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que se realizou entre 20 e 23 de março, na FIL - Feira Internacional de Lisboa e que juntou muitos visitantes, especialmente candidatos ao ensino superior. A Direção da Ciências ULisboa agradece aos mais de 200 estudantes voluntários e aos cerca de 70 professores, investigadores, entre outros profissionais que se vestiram de azul para esclarecerem as dúvidas dos candidatos ao ensino superior, lançando ainda o convite para visitarem a Faculdade no próximo Dia Aberto, que se realiza no próximo dia 8 de maio e cujas inscrições podem ser feitas aqui. Até lá!

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Miguel Pires, estudante da licenciatura de Engenharia Geoespacial da Ciências ULisboa, venceu a edição portuguesa do Esri Young Scholars Award e que lhe dá a oportunidade de apresentar o seu projeto Dashboard CicLisboa no maior evento de Sistemas de Informação Geográfica a nível mundial - o Esri User Conference e a Education Summit -, ambos a decorrer no próximo mês de julho, em San Diego, na Califórnia (EUA).

Pessoa numa praia com neve

A missão da Ciências ULisboa é criar, transmitir e difundir conhecimento científico e tecnológico, promovendo uma cultura de aprendizagem permanente, valorizando o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Nesta “casa“ todos os dias alunos, professores, investigadores, entre outros profissionais encontram motivos para cuidar do nosso planeta. Bem hajam!

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