Universidades de Lisboa e do Minho participam no consórcio liderado pela AdP Valor, empresa do grupo Águas de Portugal

Tratamento das águas residuais é eficiente na remoção do vírus SARS-CoV-2

Apresentação de resultados em live streaming com as cientistas Mónica Vieira Cunha e Ana Reis

ETAR

O SARS Control desenvolveu as suas atividades em sete ETAR de grande dimensão, localizadas em diferentes zonas do país

AdP

O consórcio responsável pelo SARS Control é liderado pela AdP VALOR, empresa do grupo AdP e que se faz representar ainda pelas entidades gestoras de saneamento Águas do Algarve (AA), Águas do Centro Litoral, Águas do Norte (AN), Águas do Tejo Atlântico, SIMARSUL e SIMDOURO; e conta ainda com a participação do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Ciências ULisboa representado pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (FCiências.ID), o Laboratório de Análises (LA) do Instituto Superior Técnico (IST) da ULisboa, e o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. O SARS Control é financiado pelo FEDER através do programa Compete 2020.

A eficiência de remoção da carga do vírus responsável pela COVID-19 nos processos de tratamento das águas residuais em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é uma das conclusões mais relevantes do projeto de investigação SARS Control. Os resultados deste trabalho são apresentados na tarde de quinta-feira, 31 de março, numa sessão live streaming, e que conta com a presença das cientistas Mónica Vieira Cunha e Ana Reis.

Segundo comunicado de imprensa do grupo Águas de Portugal (AdP), as ETAR são eficientes na remoção da carga viral, especialmente na fase líquida (água), destacando-se a etapa de tratamento primário, seguida do tratamento biológico. Os tratamentos subsequentes ao tratamento secundário podem aumentar a eficiência de remoção da carga viral. A correlação do SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos no sentido de identificar novos biomarcadores para aferir, de forma expedita, a presença do vírus nas várias matrizes da água residual também foi analisada no âmbito do projeto.

O SARS Control, iniciado em dezembro de 2020, desenvolveu as suas atividades em sete ETAR de grande dimensão, localizadas em diferentes zonas do país (Lisboa, Vila Nova de Gaia, Algarve, Setúbal, Leiria e Guimarães) e que representam mais de 20% da população portuguesa. No âmbito do projeto, foi realizada, durante oito meses, a monitorização regular de SARS-CoV-2 nas águas residuais e a caracterização do perfil comportamental do vírus (aferido pela quantificação do material genético respetivo) no afluente bruto e ao longo das etapas de tratamento de cada uma das ETAR do projeto, num total de cerca de 1.500 amostras analisadas.

Programa

14h30 | Boas-vindas, António Eusébio, presidente da AA
14h40 | “SARS Control, uma visão global”, António Martins, responsável do Departamento de Inovação e Desenvolvimento da AA
14h50 | “Metodologias analíticas e avaliação preliminar da presença de SARS-CoV-2 nas linhas de tratamento das ETAR monitorizadas”, Ricardo Santos, responsável do Laboratório de Microbiologia de Águas do LA IST ULisboa
15h00 | “Análise de fármacos e sua relação com a incidência da pandemia”, Madalena Alves, professora da UM
15h10 | “Análise comparativa das diferentes soluções de tratamento na remoção de SARS-CoV-2”, Mónica Vieira Cunha, professora da Ciências ULisboa
15h20 | “Deteção de variantes e correlação de SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos”, Ana Reis, investigadora do cE3c Ciências ULisboa
15h30 | “Avaliação do risco para a saúde pública da descarga e utilização de água para reutilização (ApR) e lamas”, Joana Pinto Coelho, Direção de Engenharia e Operação da AdP VALOR
15h40 | Perguntas & Respostas
16h00 | Intervalo
16h15 | Mesa-redonda sobre a Perspetiva das Entidades Gestoras envolvidas no projeto, moderado por Cristina Gonçalves, responsável de Exploração da AN
17h15 | Encerramento, Cristiana Barbosa, administradora da AN

Este trabalho permitiu confirmar que a evolução da carga de SARS-CoV-2 nas águas residuais afluentes às ETAR monitorizadas acompanhou, no mesmo período, as tendências de aumento ou diminuição da incidência de COVID-19 nas populações das regiões correspondentes, assim como as tendências de circulação das variantes de preocupação (alfa e delta) na comunidade.

Os resultados do projeto reforçam a utilidade da epidemiologia baseada em águas residuais como ferramenta de monitorização complementar da evolução da pandemia e confirmam resultados de estudos anteriores, como é o caso do COVIDETECT, relativo à criação de um sistema de alerta precoce da circulação do vírus SARS-CoV-2 na comunidade através da análise das águas residuais.

Os principais resultados do SARS Control são partilhados com as entidades gestoras de sistemas de saneamento esta quinta-feira, numa sessão em formato digital, sujeita a inscrição, e que conta com várias apresentações, destaque para “Análise comparativa das diferentes soluções de tratamento na remoção de SARS-CoV-2”, por Mónica Vieira Cunha, professora da Ciências ULisboa e investigadora do cE3c; e “Deteção de variantes e correlação de SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos”, por Ana Reis, investigadora do cE3c Ciências ULisboa.

Objetivos do SARS Control

Contribuir para um melhor conhecimento da eficácia das barreiras sanitárias existentes nas ETAR e para o desenvolvimento de processos de monitorização adequados;
Compreender a dinâmica do comportamento do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, ao longo das linhas de tratamento de águas residuais urbanas (fase líquida e fase sólida).

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Sala com pessoas

A “Sessão de demonstração do serviço CONNECT – Caso de uso #1, Estuário do Tejo” ocorreu no passado dia 13 de março.

Várias pessoas no stand da Fcauldade Futurália

Como já vem sendo tradição, a Ciências ULisboa esteve presente na 15.ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que se realizou entre 20 e 23 de março, na FIL - Feira Internacional de Lisboa e que juntou muitos visitantes, especialmente candidatos ao ensino superior. A Direção da Ciências ULisboa agradece aos mais de 200 estudantes voluntários e aos cerca de 70 professores, investigadores, entre outros profissionais que se vestiram de azul para esclarecerem as dúvidas dos candidatos ao ensino superior, lançando ainda o convite para visitarem a Faculdade no próximo Dia Aberto, que se realiza no próximo dia 8 de maio e cujas inscrições podem ser feitas aqui. Até lá!

Imagem do Miguel Pires durante a competição ocorrida em videoconferência

Miguel Pires, estudante da licenciatura de Engenharia Geoespacial da Ciências ULisboa, venceu a edição portuguesa do Esri Young Scholars Award e que lhe dá a oportunidade de apresentar o seu projeto Dashboard CicLisboa no maior evento de Sistemas de Informação Geográfica a nível mundial - o Esri User Conference e a Education Summit -, ambos a decorrer no próximo mês de julho, em San Diego, na Califórnia (EUA).

Páginas