Investigação

Bolsas UL/FAD apoiam jovens investigadores

Bolsas Universidade de Lisboa / Fundação Amadeu Dias
Reitoria da Universidade de Lisboa

Reforçar a integração científica e a inclusão dos diplomados no meio empresarial e encaminhar os alunos de graduação para a descoberta científica são os principais objetivos do concurso para atribuição de bolsas UL/FAD.

Implementado em 2007, o programa destina-se aos estudantes do 1.º ciclo da Universidade de todas as áreas do saber aqui lecionadas, entre elas, Ciências, Letras, Medicina, Direito, Belas-Artes, Psicologia, Medicina Dentária, Ciências Sociais, Educação e Geografia e Ordenamento do Território.

Em quatro edições a iniciativa já apoiou 134 projetos, sendo a FCUL a instituição que contabiliza o maior número de bolseiros UL/FAD, setenta. Do total de bolseiros distinguidos registam-se ainda 18 projetos oriundos de alunos da Faculdade de Farmácia, 15 da Faculdade de Letras, 11 da Faculdade de Psicologia (anteriormente designada Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), 12 da Faculdade de Medicina, três da Faculdade de Direito, dois da Faculdade de Medicina Dentária, dois do Instituto de Educação e um da Faculdade de Belas-Artes.

Na última edição, respeitante ao ano letivo 2011/2012, houve 27 trabalhos galardoados, 12 deles pertencentes a alunos da FCUL.

Bruno Carapinha, coordenador do Núcleo de Relações Externas da UL, reforçou a importância da iniciativa: “É fundamental promover uma cultura de participação ativa no mundo da investigação tão cedo quanto possível no percurso académico do estudante, incentivando-o a pensar de forma criativa e a conceber modos de concretizar uma ideia que lhe pareça ter interesse e merecer o apoio de avaliadores dessa mesma ideia”, acrescentando que o balanço da participação dos alunos da FCUL tem sido “muito positivo, visto que tem havido um número elevado de candidaturas, muitas delas bem sucedidas, o que prova que os projetos apresentados têm merecido a aprovação dos avaliadores ao longo dos anos”.

A bolseira Fátima Cardoso, apoiada para a conceção do projeto “Mecanismos da Ação Antitumoral de Complexos Organometálicos de Ouro (I)”, deu conta da sua experiência no ano letivo 2011/2012.“Quando vi que iria receber a bolsa fiquei mais que feliz, tinha uma oportunidade única de começar a trabalhar naquilo que quero fazer durante toda a minha carreira profissional: investigação!”, refere com entusiasmo a jovem estudante do 2.º ano de Biologia.

O aluno do 2.º ano de Bioquímica, João Coelho, distinguido no mesmo ano, reforçou a importância da participação nesta iniciativa e deixou conselhos aos colegas: “Este tipo de bolsas permite o desenvolvimento de capacidade e mentalidade prática acerca da Ciência, assim como permite a inserção e interação num ambiente diferente do habitual laboratório que se experiencia durante a licenciatura”. O jovem cujo trabalho incide sobre a doença genética da Fibrose Quística aconselhou ainda os colegas, que concorreram e não foram apoiados, a não desistir.

O número de bolsas a atribuir a cada umas das áreas do saber da UL, assim como o valor, varia de ano para ano. Os critérios de seleção baseiam-se no interesse e originalidade do projeto, média de curso do estudante e curriculum vitae do tutor.

Cada aluno é acompanhado por um tutor, por si escolhido, que irá orientar e avaliar o projeto de investigação. Na fase da conceção, o tutor terá de ser um docente ou investigador da UL (ou convidado) com grau de doutor. No que concerne à segunda fase do trabalho, o tutor terá de ser também docente da UL e deverá “responsabilizar-se pela realização de um pequeno projeto em ligação com o tecido empresarial”.

Para o professor Carlos Farinha, docente do Departamento de Química e Bioquímica e orientador do João Coelho, este tipo de iniciativas é “muito útil para implementar uma maior dinâmica às nossas atividades de investigação e permitir uma crescente ligação dos estudantes de 1.º ciclo a esse tipo de atividades”.

No final de cada edição todos os projetos são apresentados num fórum público onde são atribuídos dois prémios extra: um destina-se ao melhor poster, outro à melhor apresentação oral.

No ano letivo 2012/2013, serão 25 os projetos apoiados com uma bolsa no valor de 1.900 euros destinada exclusivamente aos estudantes. Até ao momento a Reitoria da UL recebeu 97 candidaturas. Este ano o prazo do programa foi prorrogado até 6 de setembro, sendo que os resultados deverão ser anunciados a 28 de setembro. A FCUL deseja boa sorte a todos os concorrentes!

Alunos da FCUL premiados em 2011/2012 com as Bolsas UL/FAD

Engenharia Biomédica e Biofísica
Andreia Sofia Oliveira Gaspar – “Implementação de um Software para Análise de Realce Tardio em Ressonância Magnética Cardiovascular”
Biologia
Evelina Daniela Teixeira Rodrigues – “Cuidados Parentais em Chimpanzés: Estudo de Interações Parentais numa População em Cativeiro do ZOO de Lisboa, Baseado no Grau de Parentesco e Idade”
Fátima Sofia dos Santos Cardoso – “Mecanismos da Ação Anti-tumoral de Complexos Organometálicos de Ouro (I)”
Maria José Minhoto Diniz da Costa – “Mecanismo de Resistência ao Arsénio numa Levedura Extremófila”
Mário Artur Santos Mira - “Evolução do Comportamento de Acasalamento da Natureza para o Laboratório: Será que as Fêmeas sabem a Diferença?”
Telma Soraia Guedes Laurentino – “Influência do fungo Batrachochytrium Dendrobatidis na Longevidade e Estrutura Etária de Urudelos”
Bioquímica
Ana Catarina Alcarva Pontes - “Otimização do Método de Quantificação de TTR em Extrato de Fígado Humano”
Ana Iolanda d’Armada Moreira - “Caracterização Molecular e Estrutural do Sintase do Óxido Nítrico de Leishmania Infantum
João Pedro Lourenço Coelho – “Desenvolvimento de Nova Metodologia para Estudo da Biogénese e Processamento da Proteína CFTR responsável pela Doença Genética Fibrose Quística”
Geologia
Marco Cantídio Azevedo – “Avaliação do Potencial e Natureza Metalogenética do Acidente de Juromenha (Zona de Ossa-Morena), através de Metodologias Analítica e Cartográficas Estruturais de Pormenor”
Susana Margarida da Graça Santos – “Química-mineral das Lavas da Ilha de Santa Maria (Açores): Implicações Petrogenéticas”
Matemática Aplicada
Diogo Afonso Carocho de Sousa Costa – “Visualização de Estruturas com Diferentes Níveis de Detalhe no Âmbito da Biologia Vegetal”

Espólio info-Ciências digital
Entrevista com Rafael Galupa
Entrevista com Patrícia Santos
Bolsas UL/FAD - 3.ª edição
Bolsas UL/FAD

 

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Pages